Fisioterapia

Fisioterapia

sábado, 26 de março de 2011

Princípios da aglutinação



A medida direta da ligação de um anticorpo ao antígeno específico é utilizada na maioria dos ensaios sorológicos. Alguns importantes ensaios estão baseados na capacidade do anticorpo se ligar ao antígeno e esta ligação levar a uma alteração do estado físico do antígeno. Estas interações secundárias podem assim ser detectadas de diversas maneiras. Por exemplo: quando o antígeno está presente numa superfície de uma partícula grande como, por exemplo, uma bactéria, ou um eritrócito, os anticorpos, uma vez ligados, levam estas partículas a se agruparem num fenômeno conhecido por aglutinação. O mesmo princípio aplica-se às reações utilizadas para determinação dos grupos sanguíneos, onde os antígenos encontram-se na superfície das hemácias e esta reação de aglutinação causada pela ligação do anticorpo é denominada hemaglutinação (do grego ,haima, sangue).

GRUPO SANGUÍNEO SORO DE TIPAGEM
Anti-A Anti-B HEMÁCIAS DE TIPAGEM
A B ANTÍGENO ANTICORPO
A + - - + A Anti-B
B - + + - B Anti-A
AB + + - - A e B Ausente
O - - + + - Anti-A e anti-B
Observando o quadro acima podemos perceber a presença dos antígenos e anticorpos em cada grupo sanguíneo. É nesta presença ou ausência de antígenos e anticorpos que se baseia a tipagem sanguínea e a escolha do sangue a ser transfundido.


Este procedimento é utilizado para determinar o grupo sanguíneo ABO e também pode ser utilizado para o grupo Rh, mas deve-se levar em consideração que somente 75% dos indivíduos Rh positivos (D positivos) podem ser tipados desta forma, já que existem os D “fracos” que necessitam ser testados pela forma de aglutinação indireta (Coombs indireto). Para a tipagem utiliza-se anticorpos (aglutininas) anti-A ou anti-B e anti-D que se ligarão nos determinantes antigênicos A, B e D respectivamente presentes nas hemácias (aglutinogênios). Estes aglutinogênios estão presentes num grande número de cópias na superfície das hemácias levando as células a se ligarem cruzadamente entre si quando da ligação do anticorpo específico. Estas ligações cruzadas ocorrem pela interação das células pela ligação simultânea de uma mesma molécula de anticorpo em células diferentes, já que cada molécula de Ig possui pelo menos dois sítios de ligação ao antígeno.

TIPO SANGÜÍNEO AGLUTINOGÊNIOS NAS HEMÁCIAS AGLUTININAS NO PLASMA
A A anti-B
B B anti-A
AB A e B -
O - anti-A e anti-B

Um comentário: